Blog

5 dicas de como engajar alunos e ensinar com mais qualidade

Manter um aluno interessado por muito tempo requer uma gama de habilidades. Existem inúmeros fatores capazes de tirar a atenção de quem deseja aprender. Por isso, é essencial que educadores conheçam métodos para engajar estudantes e ensinar de forma mais prazerosa, obtendo resultados mais positivos na disseminação do conhecimento.

Pensando nisso, separamos 5 dicas para quem deseja melhorar o engajamento de seus alunos, além de aprimorar as forma de ensino.

Dê espaço para a comunicação

Para poder entender melhor como a dinâmica em um ambiente de ensino funciona, é preciso criar uma linha de comunicação entre os estudantes e o professor. A partir disso, é possível instigá-los através de perguntas e desafios, trazendo novos conceitos para a sala de aula e ajudando no convívio em meio a diferentes pontos de vista.

Não se esqueça de incentivar o debate entre os próprios alunos, assim, eles têm a liberdade para desenvolver suas próprias ideias e compartilhar experiências, aprimorando o convívio em grupo e criando um ambiente mais conectado e interessado.

Incorpore o Gamification

A utilização de jogos é um método que vem ganhando espaço na educação brasileira. Através da busca pela solução – objetivo da maioria dos jogos, a curiosidade e o desempenho dos alunos são estimulados, incentivando-os no processo de aprendizagem e melhorando seu engajamento nos estudos.

Projetos como a Khan Academy e a Fundação Bill e Melinda Gates, vanguardistas no setor de educação, utilizam os jogos como uma forma de ensino, demonstrando que as possibilidades de engajamento e de resultados positivos são excelentes.

Faça bom uso do Storytelling

O storytelling remete à habilidade de contar histórias e é uma excelente ferramenta para engajar os alunos, pois se conecta de forma pessoal, dependendo da história contada e a forma como ela é complementada pelo conhecimento.

Ao deixar de lado os termos técnicos e passar a utilizar temas pessoais, os quais os estudantes possuem maior identificação, a dinâmica é alterada, gerando frutos mais positivos na educação dos estudantes.

Aproveite os avanços tecnológicos

A grande maioria das pessoas faz uso de tecnologia durante o decorrer do dia, isso também inclui alunos nas salas de aula. O que já foi considerado um problema, hoje em dia, pode ser utilizado a favor do ensino.

A utilização de celulares, tablets e notebooks é uma excelente maneira de incorporar conhecimento às vontades dos estudantes. Além possuir sites de busca para auxiliar em possíveis, existem diversos programas e aplicativos com conteúdo interativo e instigante.

Utilize novas formas de avaliação

Levar novas forma de avaliação para a sala de aula é uma ótima maneira de identificar pontos positivos e negativos entre os alunos. Ao não utilizar apenas provas e testes, é possível conhecer melhor quais áreas e aspectos cada estudante tem maior afinidade ou não.

Além de poder analisar quais obstáculos foram cumpridos com sucesso ao longo das aulas, mostrando que o ensino pode ser divertido.

Gostou das dicas? Conhece mais alguma? Então compartilhe conosco!