Blog

5 dicas para melhorar o processo de aprendizagem

Vivemos na Era da Informação. Com o invento da internet e sua rápida evolução, a abundância de conteúdo mudou a forma como absorvemos conhecimento. Segundo estudo feito pela Universidade do Sudeste da Califórnia, somos expostos a quatro vezes mais informações do que há 30 anos.

Isto demonstra que é preciso ter táticas para obter o melhor resultado no momento de estudo. Para auxiliar nessa questão, separamos 5 dicas essenciais para quem almeja ter respostas frutíferas em seu processo de aprendizagem.

1ª – Não faça tudo ao mesmo tempo

Diversas pessoas falam que a habilidade de fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo é um ponto positivo. Entretanto, atuais pesquisas sugerem exatamente o contrário. De acordo com elas, executar duas tarefas ao mesmo tempo torna o aprendizado menos efetivo.

Existe uma considerável perda de tempo ao trocar de uma atividade para outra, que tende a aumentar conforme a complexidade aumenta. O número de erros cometidos também cresce caso a troca persista.

Portanto, a melhor opção é focar em apenas uma tarefa por vez, dando atenção exclusiva. Dessa forma, tente não assistir televisão ou escutar música enquanto executa outra função e você absorverá melhor o conteúdo estudado e terá primazia no projeto.

2ª – Aplique provas

Tirar um determinado período para focar nos estudos é essencial na obtenção de conhecimento. Todavia, um excelente método para auxiliar na fixação do conteúdo é a aplicação de provas e testes.

Esta ferramenta ajuda a recordar o material estudado e a identificar qual área ou assunto necessita ser revisado. Faça simulados e troque com colegas ou peça para alguém aplicá-los. Assim, o processo de aprendizagem é estimulado, gerando melhores resultados.

3ª – Organize seus estudos

Manter os estudos organizados auxilia frutiferamente no processo de aprendizagem. Estabeleça tarefas alinhadas com seus objetivos e organize seus horários de acordo com seu tempo disponível.

Existem diversos aplicativos especializados nesse assunto, que ajudam a recordar de compromissos de forma intuitiva. Este tipo de ferramenta tem saldo positivo, pois incentiva e simplifica o aprendizado, criando uma rotina facilmente personalizada.

4ª – Tenha equilíbrio

É importante ter em mente que passar longos períodos estudando pode gerar um efeito contrário. Portanto, é ideal tirar um tempo para praticar atos de lazer, como fazer esportes ou ir ao cinema.

Assim, a rotina de aprendizagem não torna-se cansativa e as horas de estudo passam a ser mais satisfatórias. Aprenda a dividir as duas coisas e os momentos de aprendizado serão muito mais prazerosos.

Além disso, é essencial manter uma boa alimentação e ter boas noites de sono, pois isto pode afetar diretamente no seu desempenho.

5ª – Entenda como seu aprendizado funciona

Caso você perceba que determinado método não está funcionando como deveria, pare e reavalie seu processo de aprendizagem. Existem inúmeras maneiras de melhorar seus hábitos de estudo, porém, cada um funciona de forma diferente para cada pessoa.

Desta maneira, tente não se culpar caso os resultados não saiam como esperado. Focalize nos métodos que você possui maior afinidade, mas não tenha medo de experimentar novos.

As 5 dicas apresentadas são facilmente aplicáveis à sua rotina de estudo. Experimente as que melhor funcionaram para você e nos avise. Ficaremos felizes se você compartilhar seus resultados conosco.

Bons estudos!