Blog

Como alinhar tecnologia e educação nos dias de hoje

Alunos sentados em suas respectivas cadeiras enquanto o professor disserta sobre determinado assunto para a turma, escrevendo no quadro negro. Essa é uma visão clássica de sala de aula, porém, nos últimos, a tecnologia tem mudado esse parâmetro.

A inserção tecnológica na educação era inevitável. O abundante crescimento de dispositivos e ferramentas disponíveis gerou uma mudança significativa na área. Todavia, é preciso saber como alinhar esses recursos e quais são as vantagens ao implementá-los.

Para compreender melhor esse processo de integração, separamos alguns pontos onde a tecnologia e a educação podem convergir.

Praticamente, todo aluno possui algum tipo de aparelho eletrônico, seja um celular, tablet ou notebook. Esse é um ponto de partida para que o alinhamento comece. Muitas escolas já utilizam tablets no dia a dia da sala de aula como uma forma para estimular os alunos em determinadas tarefas, tornando-as mais atraentes e gerando um maior interesse por parte dos estudantes.

Estes recursos devem ser vistos como extensões dos professores. A utilização de tecnologia deve ser vista como uma ferramenta de auxílio e não como uma nova forma de educação. A incorporação dessas novas tendências deve gerar resultados positivos tanto para os dois lados.

A aplicação de artifícios tecnológicos nos métodos de aprendizagem também é uma excelente maneira de aproximar o diálogo entre alunos e mestres. Ao falar a mesma linguagem, os estudantes sentem-se mais conectados, criando laços duradouros, o que pode gerar resultados frutíferos em relação aos estudos.

Com a gigantesca gama de possibilidades que as inovações tecnológicas trouxeram para a área de ensino, é possível explorar diversos temas que anteriormente não eram explorados. O professor deve selecionar as melhores ferramentas e adequá-las aos conteúdos estudados.

É importante que essa interação seja mútua e não só o professor repassando algo para os alunos. O educador deve estar capacitado a utilizar estes dispositivos. Assim, a conexão em sala de aula torna-se muito mais forte.

Apostar em ferramentas tecnológicas na educação já é essencial. Entretanto, é importante utilizá-las da melhor forma possível para que os benefícios sejam colhidos. É preciso pensar além da disponibilização de recursos, mas sim no alinhamento entre tecnologia e os métodos de ensino, criando uma educação mais interativa e intrigante.