Blog

Como estudar para concurso público na área jurídica

Como estudar para concurso público na área jurídica

Os concursos públicos na área jurídica estão entre os mais concorridos. Há, inclusive, quem só busque a graduação em direito pelo sonho de seguir uma carreira em que este diploma seja exigido. Em contrapartida, há quem durante o curso se interesse pelo segmento. Em ambos os casos, chega um momento em que a dúvida de como estudar para concurso público aparece. Assim, é importante saber como começar e como planejar os estudos para ser aprovado.

4 dicas de como estudar para concurso público e ser aprovado

Para te ajudar a ser aprovado no concurso público na área jurídica e exercer a carreira que tanto almeja, nós separamos algumas dicas importantes para você aplicar no seu dia a dia. Veja!

  1. Confira o edital do concurso

Antes de começar os estudos é importante saber o que estudar. Sendo assim, a checagem do edital do concurso é fundamental, pois lá haverá um detalhamento sobre as disciplinas que serão avaliadas no teste teórico. Também é possível que na divulgação do documento haja as especificações do conteúdo que será abordado em cada matéria.

Com essas informações, você já vai saber o que vai ser preciso estudar e começar a organizar os conteúdos.

  1. Crie uma rotina de estudos

Ter uma rotina é uma das principais dicas de como estudar para concurso público. Isso porque você consegue fazer uma organização entre tempo, disciplinas e conteúdo a ser estudado.

Para isso, avalie quais são as disciplinas que você têm mais dificuldade e deixe mais tempo para estudá-las. Naquelas em que já tem um conhecimento maior, dedique menos esforço. Não se esqueça de separar um tempo para revisão do conteúdo e também para descansar.

  1. Tenha apoio de um conteúdo de qualidade

Ter um conteúdo rico e relevante é fundamental para ser aprovado no concurso. Sem materiais de qualidade, provavelmente, você não vai conseguir se aprofundar nos assuntos necessários e, consequentemente, não terá o melhor aproveitamento na avaliação.

Uma solução é contar com as apostilas e capítulos de livros da área jurídica que vão te dar o embasamento que precisa. Você não precisa comprar o livro inteiro, a loja da Pasta do Professor oferece um conteúdo fracionado de qualidade de diversos livros.

  1. Faça provas anteriores

As provas anteriores do mesmo concurso são os testes mais aproximados daquilo que será avaliado. Você pode conferir qual é o estilo daquele concurso, como são dispostas as questões, dentre tantas outras características.

Por isso, busque por essas avaliações ou faça o download no próprio site do concurso, o que é bastante comum. Nessa ocasião, você vai poder ter clareza sobre se o que estudou será suficiente, se é melhor se aprofundar em algum outro assunto.

Agora que você já sabe como estudar para concurso público, dê início ao planejamento e comece sua rotina para ser aprovado.

Visite a loja da Pasta do Professor e tenha acesso a conteúdos de qualidade para aprimorar seus conhecimentos na área jurídica.