Blog

Como a tecnologia auxilia no engajamento dos alunos

Como a tecnologia auxilia no engajamento dos alunos

A relação entre professor e aluno mudou muito nas últimas duas décadas, principalmente, em razão da evolução tecnológica. A área da educação ganhou inúmeros avanços, que possibilitaram a utilização de novos métodos de ensino.

A tecnologia tornou-se uma aliada dos educadores, pois, através dela, as formas de engajar os estudantes enriqueceram ganhando uma roupagem nova, muito mais atraente para quem deseja aprender.

COMO MANTER O FOCO

Ao utilizar novas metodologias, como tablets, notebooks e, até mesmo, celulares na sala de aula, os alunos sentem-se muito mais à vontade no ambiente de ensino, já que estarão aprendendo com objetos que utilizam no seu dia a dia.

Isto ocorre, pois, hoje em dia, as crianças aprendem cada vez mais cedo a manusear qualquer tipo de aparato tecnológico. É possível ver meninos e meninas com menos de 5 anos tirando fotos e participando de jogos interativos. Por isso, é de extrema importância que os docentes mantenham-se atualizados e usufruam de todos os métodos disponíveis para manter o foco no estudos.

EXPLORANDO A CRIATIVIDADE

Existe uma infinidade de ferramentas capazes de auxiliar no engajamento de alunos e não utilizá-las em prol da classe seria um desserviço em relação à educação. Portanto, trazer exercícios e desafios interativos de forma online para dentro da sala de aula é uma excelente forma de explorar novos horizontes educacionais.

Também é possível utilizar softwares de design e escrita para despontar o interesse dos alunos em determinadas áreas, além de promover um conhecimento que poderá ser utilizado em seu futuro profissional.

TUDO MAIS DIVERTIDO

Fazer o uso de jogos eletrônicos para introduzir e desenvolver conceitos de difícil compreensão é uma excelente maneira de captar a atenção dos alunos. Ao utilizar esses métodos, o conhecimento ganha uma camada de diversão, facilitando o contato e a relação entre professor e estudantes.

Atividades com jogos também permitem que o educador possa identificar e diagnosticar erros de aprendizagem ou dificuldades. Dessa forma, usufruir desta ferramenta é interessante para ajudar na obtenção de resultados mais satisfatórios.

Entretanto, é importante que os professores saibam quando e como utilizar todas as vantagens tecnológicas na rotina ensino, dosando com métodos já consagrados. Assim, a dinâmica na sala de aula tem tudo para melhorar e possibilitar frutos positivos na educação. 

Achou as dicas interessantes? Então compartilhe conosco como você utiliza a tecnologia no engajamento de seus alunos. Caso precise de algum capítulo de livro específico, acesse nossa loja e confira as opções disponíveis!